QUEM SOMOS...

QUEM SOMOS?

Por: Jorge Schemes

Os conceitos filosóficos são conceitos vitais usados no dia-a-dia. A filosofia é a ciência que estuda toda a realidade do mundo. Busca saber a realidade total de tudo. A pergunta da filosofia é mais abrangente que qualquer outra área do saber. A filosofia trabalha com questões éticas (a ética está presente em todos os ramos do conhecimento). Questões éticas envolvem problemas éticos. Nossa sociedade é marcada pelo pensamento Positivista. O Positivismo de August Conte prevê que “só é verdadeiro o que é obtido pelos sentidos” (método científico). Diante do positivismo a filosofia é necessária, mas há uma postura de preconceito diante deste conhecimento. As ciências do Positivismo ou os Positivistas têm uma postura de preconceito diante das ciências humanas. Porém, a filosofia é a mãe de todas as ciências.
A história humana está dividida em períodos, a filosofia segue o mesmo esquema, pois está sempre adequada à época e à cultura que está inserida ou organizada. As pessoas têm consciência da importância de questões filosóficas, mas acham muito difíceis e acadêmicas demais. Qual é a questão filosófica mais importante para este século? Dúvidas cosmológicas e ontológicas? Dúvidas morais e filosóficas? Por exemplo: felicidade, saúde, casamento, amizade, natureza, direitos e deveres humanos, etc.
A filosofia está baseada na razão e na experiência. Quanto mais respostas nós temos, mais dúvidas surgem. A pergunta é: quem é um filósofo? Essencialmente, a resposta é: alguém curioso! A curiosidade é uma habilidade inata ao ser humano. Porém, precisa ser usada. O mundo continua sendo um mistério e somos parte deste grande mistério mágico. Mas qual é o lugar da filosofia hoje na aldeia global? O que tem valor na história e que valores devemos levar para este novo século? Aprender sem pensar é um processo falho, mas pensar sem aprender é perigoso. É necessária uma reflexão de questões éticas para este novo milênio. Qual a ética para o terceiro milênio? Sem dúvida é a que está relacionada ao meio ambiente e ao outro (ética da alteridade). Aprendemos a reagir por meio da filosofia. O meio ambiente é uma questão política ou filosófica? Vale considerar que na base da política está a filosofia. A realidade é que em certo sentido somos alienígenas, pois ao olharmos no espelho todos os dias perguntamos: quem é você? Todos nascemos filósofos, mas vamos deixando isso de lado. Perdemos a curiosidade de criança, porém conservamos esse filósofo escondido(a) dentro de nós. Precisamos redescobri-lo(a) e redescobrir a curiosidade inerente da nossa infância. Afinal, quem somos?

Jorge Schemes
Professor de Filosofia da Educação - ACE - Joinville, SC
E-mail: jorgeschemes@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Mais Postagens: