DIA MUNDIAL SEM TABACO...

Dia 31 de Maio- O DIA MUNDIAL SEM TABACO
O que é o Dia Mundial sem Tabaco?

Os Estados Membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) criaram o Dia Mundial sem Tabaco em 1987 para atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e sobre as doenças e mortes evitáveis a ele relacionadas.
Em 1988, a Assembléia Mundial de Saúde aprovou a resolução WHA42.19, determinando que a celebração do Dia Mundial sem Tabaco acontecesse, a cada ano, no dia 31 de maio. Desde então, anualmente, a OMS articula em todo o mundo a comemoração da data, definindo um tema correlato ao tabagismo, a ser abordado pelos 192 países membros. A finalidade é evidenciar as várias interfaces ou problemáticas do consumo de tabaco e, assim, engajar diferentes atores sociais no controle do tabagismo.
Para esse fim, são abordados diversos aspectos do tabagismo como os riscos para a saúde dos fumantes, dos não fumantes, a cessação do tabagismo, prejuízos para o meio ambiente, para a economia e demais áreas da vida social. Dessa forma, todos os Estados Membros da OMS desenvolvem atividades no mesmo período, abordando o mesmo tema, e fortalecendo, assim, a mensagem da OMS em todo o mundo – a necessidade do controle do tabagismo. Cada país adapta o tema escolhido pela OMS à sua realidade sócio-econômica e cultural, desde que focando sempre o tema central.

Este ano, o tema proposto pela OMS e divulgado pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil é Profissionais de Saúde no Controle do Tabaco. O objetivo é mobilizar os profissionais de saúde para que fortaleçam a sua participação social no controle do tabagismo.
Como formadores de opinião com forte impacto no comportamento das pessoas, os profissionais de saúde podem ser aliados muito importantes na promoção da saúde, ao adotarem na sua rotina o aconselhamento aos pacientes fumantes e não fumantes sobre os malefícios do tabagismo.

31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco
Fonte: Jornal do Estado / Paraná
Data: 24.05.2005

O tabaco é responsável, em média, por 50 doenças diferentes e mata 200 mil brasileiros por ano segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para atrair a atenção da população sobre esses dados alarmantes, a Organização Mundial da Saúde criou em 1987, o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio. A conscientização dos médicos e outros profissionais de saúde é o principal objetivo da campanha deste ano, com o tema Profissionais de Saúde no Controle do Tabaco. Das doenças, causadas pelo fumo, as que mais matam são ainda os cânceres de pulmão e complicações cardíacas. Mas, um dos problemas que está avançando são as doenças cerebrovasculares que já matam 25% dos fumantes. Os fumantes também são mais passíveis de ter algum tipo de demência.
Como Deixar de Fumar em Sete Dias:
Se você é fumante e deseja deixar de fumar, ou conhece alguém que fuma e deseja ajudá-lo (a) a parar; entre em contato conosco pelo fone (47) 91083954 ou pelo e-mail desta página e saiba como é possível deixar de fumar em sete dias por meio das orientações contidas no livro: "O QUE VOCÊ PRECISA SABER E FAZER PARA DEIXAR DE FUMAR - Uma fórmula eficaz para se livrar do vício". Autor: Jorge Schemes.

Nenhum comentário:

Mais Postagens: