COCAÍNA NO AR


Ar de Roma contém cocaína:
Maior concentração é no centro.

Em Roma também se respira cocaína. Este é o principal dado revelado por um estudo sobre a poluição do ar realizado pelo Conselho Nacional de Pesquisas da Itália (CNR).

A pesquisa faz parte de avaliação mais ampla dos compostos tóxicos presentes na atmosfera e foi realizada em duas áreas urbanas italianas, Roma e Taranto, e na capital da Argélia, Argel.

Os resultados apontaram, além da presença de cocaína e de substância tóxicas conhecidas como o benzopireno (presente no alcatrão), a cannabis (principal componente ativo da maconha), haxixe e outras drogas, ainda que menos prejudiciais, como nicotina e cafeína.

As concentrações mais elevadas de cocaína foram encontradas no centro de Roma, especialmente na área da Universidade La Sapienza. Os exames indicam que as concentrações máximas de cocaína ocorrem nos meses de Inverno.

- Isso se deve a inversão térmica que retém as emissões poluentes nos níveis mais baixos da atmosfera, impedindo a dispersão - explica o responsável pelas pesquisas.

- Devido ao limitado número de medições realizadas, não é possível ter certeza de que o bairro universitário seja o mais poluído com cocaína, mas podemos afirmar que é onde estão mais difusos o consumo e o comércio de drogas - afirmou Angelo Cecinato, responsável pelo grupo de pesquisa da CNR.

Nenhum comentário:

Mais Postagens: