CIÊNCIA - Célula criada em laboratório

Os cientistas do J. Craig Venter Institute, sediado nos Estados de Maryland e Califórnia, afirmam terem criado a primeira célula controlada por genoma sintético da história. Segundo o estudo, publicado na versão online da revista científica Science, a expectativa é que a técnica possa criar bactérias programadas para solucionar problemas ambientais e energéticos, entre outras finalidades.

Os pesquisadores, liderados por Craig Venter, sintetizaram quimicamente o genoma de uma bactéria e o implantaram em uma célula natural, criando assim, uma "variante" sintética que assumiu o controle do receptor. "Isto se torna um instrumento poderoso para que possamos tentar determinar o que queremos que a biologia faça", disse o cientista, em entrevista à BBC.

Entre os planos de utilização da tecnologia estão a criação de algas para absorver dióxido de carbono, fabricação de vacinas, composição de novas substâncias químicas e métodos de limpeza de água.

Nova era

O especialista em biologia sintética Paul Freeman, codiretor do Centre for Synthetic Biology do Imperial College, em Londres, disse em entrevista à BBC, que o estudo pode marcar uma nova era na biotecnologia. "Eles demonstraram que o DNA sintético pode assumir o controle e operar as funções da nova célula receptora em termos de replicação e crescimento".

Freeman afirmou também que é preciso ficar atento, pois ainda não é possível saber os resultados da técnica em outros tipos de células. "Claro que precisamos ter cautela, já que não temos certeza de que essa abordagem funcionaria em genomas maiores e mais complexos". [Fonte: Yahoo Notícias]


Nenhum comentário:

Mais Postagens: