DEFICIÊNCIA DA CARGA DE 800 HORAS
Recomendações Técnico/Pedagógicas
Técnico Pedagógico – CRE/Joinville/SC
2. Adoção de Atividades
Pedagógicas Complementares
Outra opção seria a
implementação de atividades pedagógicas complementares, que
permitam aos alunos cumprir a carga horária de forma indireta.
Segundo a Resolução CNE/CEB nº 02/1998, as escolas podem
complementar a carga horária mínima com atividades fora da sala de
aula, desde que sejam supervisionadas pela escola e tenham objetivos
pedagógicos claros. Essas atividades podem incluir:
2.1
Projetos de pesquisa.
2.2 Atividades culturais e esportivas.
2.3
Estudos dirigidos ou atividades online (seguindo as diretrizes para
uso da tecnologia educacional estabelecidas pelo MEC).
2.4 Essas
atividades precisam ser devidamente registradas e contabilizadas na
carga horária total.
3. Ensino a Distância (EAD) para
Complementação
Com o advento da Lei nº 14.040/2020, que
flexibilizou algumas normas devido à pandemia da COVID-19, foi
permitido que instituições de ensino utilizem a modalidade de
educação a distância (EAD) para complementar a carga horária,
desde que seguidas as diretrizes pedagógicas adequadas e com
acompanhamento docente. Esta estratégia pode ser adotada para suprir
as horas não cumpridas presencialmente às sextas-feiras.
4.
Solicitação de Ajuste ao Conselho Estadual de Educação.
Caso a instituição tenha dificuldades
estruturais ou pedagógicas para cumprir as horas exigidas, ela pode
solicitar ao Conselho Estadual de Educação uma autorização para
realizar um ajuste temporário no calendário ou em sua organização
curricular, apresentando justificativas para tal. Este conselho tem
competência para aprovar soluções que atendam a necessidades
excepcionais.
5. Reorganização Curricular
Por
fim, a instituição pode rever sua proposta pedagógica,
redistribuindo os conteúdos de forma a otimizar o tempo disponível
nos outros dias da semana e garantir que a carga horária seja
cumprida sem perder qualidade. Isso pode incluir a integração de
disciplinas ou a adoção de uma metodologia interdisciplinar que
permita abordar mais de um conteúdo ao mesmo tempo.
6. Ampliação de Atividades de Recuperação
7. Flexibilização e Adaptação Curricular
8. Adoção de Horas Eletivas
9. Utilização de Feriados e Dias de Recesso para Atividades Letivas
10. Parcerias com Outras Instituições
11. Reorganização do Horário de Entrada e Saída
12. Uso de Recursos Tecnológicos para Recuperação de Conteúdos
Conclusão
Nenhum comentário:
Postar um comentário