EMPREENDEDORISMO

AS CINCO COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS

COMPETÊNCIA TÉCNICA:

A satisfação das necessidades dos clientes depende da adequação ao uso dos produtos e serviços oferecidos, sendo esta uma questão eminentemente tecnológica. O empresário com competência técnica é capaz de garantir a geração de produtos e serviços, cujas características e benefícios irão satisfazer plenamente o seu cliente. Isto porque ele não é um amador que está se aventurando no fornecimento de produtos e serviços sobre os quais ele nada entende. Ao contrário, ele domina muito bem o método, técnicas e processos do seu negócio.

COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA:

A empresa é um sistema, composto de diversas áreas (vendas, marketing, produção, recursos humanos, finanças, etc.) que devem trabalhar sincronizadas. O empresário com competência administrativa é capaz de gerenciar todas as áreas empresariais, em perfeito alinhamento entre elas e em sintonia com o resultado planejado. No caso do micro e pequeno isto é fundamental por duas razões:

1o) Os efeitos de uma decisão errada na gestão da micro e pequena empresa são imediatos, as vezes irreversíveis e até fatais. Portanto o empresário que é “obrigado” a “confiar cegamente” a outras pessoas a tomada de decisão sobre, por exemplo, vendas, finanças ou marketing, simplesmente por não dominar administrativamente o funcionamento destas áreas, pode estar colocando em risco o seu negócio. Repito: a empresa é um sistema! Portanto, as decisões isoladas em qualquer uma das áreas empresariais podem afetar o desempenho da empresa como um todo. Alguém precisa considerar este todo e este alguém é você, empresário.

2o) Para otimizar seus custos, a micro e pequena empresa precisa trabalhar com uma estrutura enxuta. Portanto, o empresário não pode se dar ao luxo de gastar dinheiro com pessoas que só existem na empresa para suprir suas deficiências administrativas.

COMPETÊNCIA DE LÍDER:

Todos sabemos que as empresas vencedoras possuem como diferencial competitivo o seu capital humano. O empresário com competência de líder é capaz de influenciar, negociar e incentivar mudanças nos comportamentos das pessoas (individualmente e em grupo) para que estas se comprometam a alcançar, de forma consciente e voluntária, os resultados que deseja para a sua empresa. As pessoas em questão não são apenas os liderados, mas também outros empresários, fornecedores, clientes e até concorrentes. No que se refere especificamente aos liderados, liderar envolve, além das habilidades para selecionar, treinar e desenvolver pessoas, as capacidades para estabelecer os resultados desejados das mesmas (planejar metas), definir o como alcança-las (organizar métodos) e acompanhar os resultados (controlar o desempenho das pessoas para elogiar ou repreender).

COMPETÊNCIA ESTRATÉGICA:

A palavra estratégia significa “a arte do general”. O mercado altamente competitivo é uma verdadeira guerra. O campo de batalha é a mente do cliente, que deve ser ocupada e depois protegida contra as investidas da concorrência. O empresário com competência estratégica é capaz de criar caminhos para atingir suas metas empresariais, aproveitando as oportunidades e neutralizando as ameaças do mercado consumidor, fornecedor e concorrente. Na prática, a competência estratégica do empresário é traduzida através de uma gestão empresarial fundamentada em um PLANO DE NEGÓCIOS (ou Planejamento Estratégico). Ter um Plano de Negócios significa buscar continuamente informações sobre consumidores, fornecedores e concorrentes para estabelecer metas e tomar decisões correndo riscos econômico/financeiros calculados.

COMPETÊNCIA COMPORTAMENTAL

Empreender é fazer acontecer. O empresário com competência comportamental é capaz de perceber e concretizar oportunidades, assumindo riscos e enfrentando desafios com arrojo e determinação. Persistência, autoconfiança, independência e outras características comportamentais são muito importantes para enfrentar os desafios de um mercado altamente competitivo. Contudo, podemos destacar 10 características comportamentais fundamentais para o sucesso de um empresário: Busca de Informação, Planejamento e Monitoramento Sistemáticos, Correr Riscos Calculados e Estabelecimento de Metas, etc......

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