Ética e Moral
Por: Jorge Schemes
1. OBJETIVO:
• Levar os alunos do Ensino Médio a comparar, discutir, estabelecer relações e elaborar a idéia do objeto de estudo construindo representações, com o objetivo de formular o conceito de ética e moral.
2. PROBLEMATIZAÇÃO:
• Como motivo serão utilizadas a letra e a música: É Preciso Saber Viver (Grupo Titãs). O professor utilizará transparência no retroprojetor e um aparelho de CD, incentivando os alunos a cantarem.
• Solicitar que os alunos expressem sua opinião sobre o significado da letra e a mensagem que a música pretende passar (oralidade).
3. AÇÕES E OPERAÇÕES:
• Lançar a seguinte pergunta: o que significa o refrão “é preciso saber viver?” (permitir que os alunos escrevam e expressem suas idéias – manter o registro).
• Relacionar a pergunta e as respostas dos alunos com dados estatísticos sobre a gravidez na adolescência no Brasil, e a realidade da prática do Aborto em nosso país (aula expositiva usando retroprojetor e transparências).
• Levar os alunos ao laboratório de informática para fazerem uma pesquisa na Internet sobre o aborto – selecionar e coletar material criando um banco de dados individual para leitura, análise e pesquisa.
• Solicitar que os alunos recortem ou tirem fotocópia de textos de jornais, livros e revistas para o banco de dados (pasta).
• Todo material pesquisado deverá ser trazido para as aulas.
• Durante as aulas serão realizados leituras e resumos dos textos. Cada aluno apresentará seus relatórios e conclusões e em seguida será realizado um debate sob a mediação do professor.
• Os textos e resumos serão coletados no banco de dados (pasta).
• Apresentação dos vídeos sobre o aborto: “O Grito Silencioso” e “Direito de Viver”. Os alunos farão um relatório do vídeo e nas próximas aulas serão realizados leituras e debates das principais idéias e conclusões.
• O professor estimulará um debate sobre as questões éticas e morais que envolvem o tema do aborto e da gravidez na adolescência (enfatizando a profilaxia e a redução de danos).
• Os relatórios dos vídeos serão coletados no banco de dados (pasta).
• Os alunos poderão fazer uma pesquisa de campo e levantamento estatístico sobre a opinião dos familiares e/ou colegas do Ensino Médio sobre o aborto. Os dados podem ser tabulados e coletados no banco de dados (pasta).
• Divididos em grupos os alunos elaborarão um cartaz com os textos produzidos, dados levantados e com os textos pesquisados para uma exposição na escola (socialização).
• O trabalho poderá ser concluído com a apresentação dos alunos aos demais colegas do Ensino Médio cantando a música: “É Preciso Saber Viver” do grupo Titãs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário